A resistência antimicrobiana é parte do processo evolutivo dos microrganismos e ocorre, naturalmente, ao longo do tempo.
No entanto, dentre os principais impulsionadores dessa resistência encontra-se o uso inadequado e excessivo de antimicrobianos.
A prescrição de antibióticos na ausência de uma infecção bacteriana, a escolha inadequada da droga ou da dose utilizada, assim como tempos de tratamentos prolongados, são alguns dos fatores que favorecem o aceleramento desse processo.
O aumento exponencial de taxas de resistência, somado à elevada morbimortalidade e à sobrecarga econômica gerada pelas infecções multirresistentes, fez com que a Organização Mundial da Saúde definisse a resistência antimicrobiana como uma das 10 principais ameaças globais à saúde pública que a humanidade enfrenta.
Essa ameaça é extremamente complexa e exige que suas ações de enfrentamento sejam multisetoriais e coordenadas, incluindo aqui os médicos assistenciais, responsáveis por grande parte das prescrições de antibióticos. Por esse motivo, nosso objetivo é trazer, através desse canal, informações úteis, capazes de direcionar as tomadas de decisões diárias de médicos prescritores.
Nesse primeiro artigo do blog, gostaríamos de compartilhar com você o Guia Prático para Prescrição de Antibióticos em Pediatria, elaborado por nós com o objetivo principal de sensibilizar os profissionais responsáveis pelo cuidado das crianças sobre a importância do uso assertivo de medicamentos, tanto para benefício comunitário, quanto para o próprio paciente.
Seja muito bem vindo! É um privilégio poder compartilhar um pouco da nossa vivência com você!
Se você tem dúvidas ou gostaria de oferecer uma sugestão, entre em contato.